top of page

CICLO DE ESTUDOS 

O Ciclo de Estudos 302 é uma das ferramentas de pesquisa que compõem os procedimentos de criação artística do Coletivo 302 e servem para promover encontros, reflexões e realizar oficinas práticas relacionadas as mais diversas linguagens artísticas, com o objetivo de aprimorar e compartilhar saberes.

 

 

históricos

1º  ciclo de estudos (2017)​​

O Ciclo de Estudos 302 aconteceu pela primeira vez em 2017 como contrapartida do edital ProAc 03/2016 de primeiras obras, teve como temas: a encenação, a música em cena, dramaturgia, teatro de grupo e primeiras obras, recebendo Douglas Lima (SP Escola de Teatro), Fabrício Zavanela (Escola Livre de Teatro), Alexandre Mate (Unesp) e Cia Mungunzá (Teatro de Contêiner), dialogando com uma média de 200 pessoas ao total, entre elas, estudantes de teatro, amadores e profissionais da cidade e região.

Já a terceira edição é realizada em 2020 em formato de podcast durante o isolamento social provocado pela pandemia. O coletivo cria uma sequência de 3 episódios, refletindo sobre o processo de criação da peça Vila Parisi e abordando a história da transformação da cidade, as metodologias e procedimentos criativos do espetáculo e a obra Zanzalá de Afonso Schmidt.

2º Ciclo de Estudos (2018/19)

A segunda edição do Ciclo de Estudos 302 foi realizada entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019 no Galpão Cultural Cubatão, como contrapartida de um Projeto Zanzalá: Parte 1 – Vila Parisi (ProAc 09/2018) e convidou Telumi Hellen (SP Escola de Teatro) com sua pesquisa “Figurino e Memória”, Verônica Gentilin (Cia Mungunzá) abordando “Dramaturgia Colaborativa”, Guilherme Bonfanti (Teatro da Vertigem) compartilhando experiências em “Iluminação” e J.C. Serroni (Espaço Cenográfico) dialogando sobre “Cenografia”.

3º Ciclo de Estudos (2020)

Já a terceira edição foi produzida de forma independente durante o mês de abril de 2020 e realizada em formato de podcast em virtude do isolamento social provocado pela pandemia por covid-19. Trata-se de uma série composta por 3 episódios que refletem o processo de criação da encenação Vila Parisi, abordam aspectos da história da transformação da cidade de Cubatão, as metodologias e procedimentos criativos do grupo para realização do espetáculo e refletem sobre obra Zanzalá de Afonso Schmidt.

EVIbSTBWsAApftl - Copia.jpg

No primeiro episódio "De Cuipataã a Chernobyl Do 4º Mundo" falamos um pouco sobre os primórdios da nossa terra, percorrendo o caminho desde os sambaquis até o processo de industrialização da cidade de Cubatão e a formação de vilas e bairros operários, com enfoque em Vila Parisi, território de pesquisa do nosso último espetáculo teatral.

 

Duração: 45min |   

  • Preto Ícone Spotify
  • download__1_-removebg-preview
  • png-transparent-podcast-radio-others-logo-radio-station-edit-icon-thumbnail-removebg-previ
podcast 2 (soundcloud) - Copia - Copia.jpg

No segundo episódio "Nas entranhas do Processo de Vila Parisi" explicamos como foi cada fase da pesquisa, estudos e ensaios. Expomos de forma rápida nossos procedimentos e metodologias no desenvolvimento do espetáculo, além de citar as mudanças que observamos no nosso entorno após a participação das pessoas na experiência teatral da encenação Vila Parisi.

 

Duração: 70min |

  • Preto Ícone Spotify
  • download__1_-removebg-preview
  • png-transparent-podcast-radio-others-logo-radio-station-edit-icon-thumbnail-removebg-previ
podcast 3 (streaming).png

No terceiro e último episódio da série, introduzimos uma discussão sobre a obra de Zanzalá, 1º livro de ficção cientifica do Brasil escrito por Afonso Schmidt. Também trocamos uma ideia sobre como a obra e a atual situação política e social de Cubatão nos atravessa. O que podemos fazer hoje para que mudanças relevantes aconteçam no futuro?

 

Duração: 59min |

  • Preto Ícone Spotify
  • download__1_-removebg-preview
  • png-transparent-podcast-radio-others-logo-radio-station-edit-icon-thumbnail-removebg-previ

4º Ciclo de Estudos (2021)

A quarta edição aconteceu em janeiro de 2021 como ação cultural positiva realizada mediante o prêmio de reconhecimento de trajetória concedido pela Lei Aldir Blanc – Cubatão. Foram ao todo 4 encontros online via zoom meting com transmissão ao vivo e 2 oficinas sobre reaproveitamento de materiais, mediadas por integrantes do coletivo, com os temas: Arte educação e sua potência de criação; Elaboração de projetos; Pensando aquilombamentos; Iluminação Alternativa (Teoria e prática) e; Decoração Sustentável.

Sandy Andrade e Douglas Lima, são arte-educadores e nesse encontro, fizemos um papo sobre a arte-educaçao e processos criativos. Adentrando o universo da transdiciplinaridade, processos criativos e ludicidade, vamos trocar experiências e vivências práticas do dia-a-dia da arte unida a educação.

Allana Santos é produtora cultural e nesse encontro batemos um papo sobre como iniciar o planejamento e elaboração de projetos culturais através de um exercício simples e prático, além disso os participantes tiveram espaço para compartilhar suas ideias de projetos ou projetos que já estão em andamento, receber dicas e contribuições e criar laços de afeto e trabalho

Pensando aquilombamentos é uma ginga, uma roda de conhecimento. Nessa dança da oralidade trocamos e revimos nosso território como parte fundamental da cosmogonia dos povos tradicionais indígenas e os aquilombados homens e mulheres africanes, trazidos a força de diferentes localidades do continente e aqui em território Pindorâmico (Brasil), sincretizaram suas culturas (filosofia, dança, músicas e linguagem) formando assim o que chamamos de povos caiçaras. Duração: 3h05min

Neste bate-papo, abordamos aspectos estéticos e procedimentos adotados pelas iluminadoras e colaboradoras da linguagem presente nas criações do Coletivo 302 e no cenário teatral/performativo da Baixada Santista. Partindo de questões estruturais que organizam espaços de apresentações na região, entendemos um pouco como a precariedade atua como disparadora criativa abrindo espaço para possibilidades não convencionais. Duração: 1h42min

Nesta oficina veremos de maneira prática e simples como realizar uma instalação elétrica para colocar em sua luminária alternativa. Tenha em mãos todos os materiais para parte técnica e fique livre para improvisar o suporte.

 

Duração: 19min

Na oficina de decoração sustentável, vamos aprender com a Piba, como transformar aquela lata de metal, em um lindo vaso para plantas ou até mesmo em um porta-lápis. Pegue seus materiais e deixe a criatividade te conduzir.

 

Duração: 15min

bottom of page