CICLO DE ESTUDOS ONLINE

Em 2021 o Coletivo 302, realizou a edição online do nosso tão conhecido Ciclo de Estudos. Dessa vez as oficinas e bate-papos foram protagonizadas por nossas integrantes. Confira a programação completa disponível gratuitamente, conteúdo este viabilizado pelos recursos da Lei Aldir Blanc Cubatão,  um importante fomento a classe trabalhadora Cultural da cidade, que por conta da pandemia de covid-19 teve todas as suas atividades presenciais canceladas. A Lei que tem seus recursos oriundos da esfera federal, teve distribuição para todos os estados e cidades do Brasil, tendo sua aplicação dependente das milhares de secretarias municipais de cultura  e diálogos  com os movimentos culturais país a fora . Aqui na Baixada Santista, em prol de toda essa articulação, nasce a Frente Ampla pela Cultura da Baixada Santista, um movimento independente que reúne dezenas de fazedores de cultura de múltiplas áreas das 9 cidades da região.

 

 

 

 

Arte-educação e sua potência de criação

Sandy Andrade e Douglas Lima, são arte-educadores e nesse encontro, fizemos um papo sobre a arte-educaçao e processos criativos. Adentrando o universo da transdiciplinaridade, processos criativos e ludicidade, vamos trocar experiências e vivências práticas do dia-a-dia da arte unida a educação.

Elaboração de projetos

Allana Santos é produtora cultural e nesse encontro batemos um papo sobre como iniciar o planejamento e elaboração de projetos culturais através de um exercício simples e prático, além disso os participantes tiveram espaço para compartilhar suas ideias de projetos ou projetos que já estão em andamento, receber dicas e contribuições e criar laços de afeto e trabalho

Pensando aquilombamentos

Pensando aquilombamentos é uma ginga, uma roda de conhecimento, nessa dança da oralidade vamos trocar e rever nosso território como parte fundamental da cosmogonia dos povos tradicionais indígenas e os aquilombados homens e mulheres africanes, trazidos a força de diferentes localidades do continente e aqui em território Pindorâmico (Brasil), sincretizaram suas culturas (filosofia, dança, músicas e linguagem) formando assim o que chamamos de povos caiçaras.

Decoração Sustentável

Na oficina de decoração sustentável, vamos aprender com a Piba, como transformar aquela lata de metal, em um lindo vaso para plantas ou até mesmo em um porta-lápis. Pegue seus materiais e deixe a criatividade te conduzir. Assim, você ajuda o meio ambiente e também deixa o seu ambiente mais bonito com algo feito por você.

Iluminação Alternativa

Nesta oficina e bate-papo, abordaremos aspectos estéticos e procedimentos adotados pelas iluminadoras e colaboradoras da linguagem presente nas criações do Coletivo 302 e no cenário teatral/performativo da Baixada Santista. Partindo de questões estruturais que organizam espaços de apresentações na região, entenderemos como a precariedade atua como disparadora criativa abrindo espaço para possibilidades não convencionais.

Iluminação Alternativa: Parte Prática

Nesta oficina veremos de maneira prática e simples como realizar uma instalação eletrica para colocar em sua luminária alternativa. Tenha em mãos todos os matérias para parte técnica e fique livre para improvisar o suporte.

régual aldir blanc .jpg