ECOTERÇA

A EcoTerça é um programa cultural que media ações educativas com enfoque na conscientização ambiental e nas práticas de reutilização de materiais descartados. O projeto é voltado para crianças de 06 a 14 anos da rede pública de ensino e pode ser desenvolvido em espaços públicos, escolas, centros comunitários e/ou outros.

 

histórico 

O início do programa foi em março de 2019, sendo concebido incialmente como uma das atividades do Galpão Cultural, situado dentro do Parque Novo Anilinas, e em suas primeiras ações afetou diretamente escolas de 3 bairros, totalizando um atendimento à 600 crianças. Ainda nesse período recebeu no município de Cubatão a “Semana Mundial do Brincar” promovido pela Unesco. 

Em 2020 recebeu o prêmio de reconhecimento de trajetória pela Lei Aldir Blanc – Cubatão. Já em 2021 desenvolveu dois vídeos educativos para o projeto (A)voa Galpão Cultural (ProAc 33/2020), ensinando a confeccionar uma luminária e um brinquedo a partir da reutilização de materiais recicláveis, contribuiu com a ação “Plantando conhecimento, semeando comunidade” da Escola Estadual Prof. Zenon Cleantes de Moura da Vila Fabril, que foi vencedora do Prêmio Atitude Verde promovido pelo Grupo Tribuna e realizou uma ação no dia das crianças na Vila dos Pescadores junto ao projeto social Sai da Rua e Vem pro Fundão e do Instituto Sócio Ambiental e Cultural Vila dos Pescadores.