#REPÚBLICA
(2017)

repd-def_3.png

apresentação

Com direção conjunta de Lucas Bêda (Cia Mungunzá) e Douglas Lima (SP Escola de Teatro), a peça fala sobre a construção de identidades durante a juventude e a relação de participação ativa na cidade, questionando a atual situação do país e como isso reflete em nosso cotidiano. Os diretores, que assumiram um papel também de provocadores, somaram dando forma, alinhando e costurando as questões trazidas pelos atores e atrizes, que desenvolveram a dramaturgia colaborativamente. O espetáculo é também inspirado em “Revolução dos Bichos” de George Orwell, do conto "Os Músicos de Bremen" dos irmãos Grimm e a partir da perspectiva da trajetória dos próprios integrantes. Encenada dentro de uma grande estrutura de tubos de alumínio, que formam as paredes de um apartamento, a peça mostra o cotidiano de 4 amigos, que deixam sua cidade em busca da realização de sonhos e passam a morar juntos na cidade grande. O público é convidado a todo momento a se ver dentro das situações, enquanto assiste a vida alheia através das paredes vazadas. É possível participar de uma festa no “Ap”, sentir o cheiro do bolo que assa no forno, o cheiro de café passando, ouvir o som de quem faz um suco de laranja ou a trilha de fundo do videogame.

#republica
#republica

Foto de Rafael Ribeiro

press to zoom
#republica
#republica

Foto de Rafael Ribeiro

press to zoom
#republica
#republica

Foto por Rafael Ribeiro

press to zoom
#republica
#republica

Foto de Rafael Ribeiro

press to zoom
1/23

histórico

O espetáculo fez parte do projeto “Quatro por Quatro” aprovado pelo edital ProAc 03/2016 de Primeiras Obras de Produção de Espetáculos e Temporada de Teatro e ao longo de sua trajetória realizou duas temporadas no Galpão Cultural Cubatão, uma circulação por cidades industriais e uma circulação pelo Circuito Cultural Paulista da APAA, apresentou-se no FESTA 59 – Festival Santista de Teatro, no 15º FESTAC – Festival de Teatro de Cubatão e durante a pandemia integrou a 1ª Mostra Estadual de Teatro Online do Teatro do Kaos. Foram ao todo 32 apresentações presenciais em 9 cidades diferentes, com uma estimativa de público de aproximadamente 2.391 pessoas.

assista a peça completa

sinopse

O espetáculo narra a trajetória de quatro jovens que deixam sua cidade natal e partem para a cidade grande em busca de se aproximar de seus sonhos. A peça acontece dentro de um apartamento, uma república, que como tantas outras também passa por perrengues. Dentro desse universo cotidiano da vida ordinária de trabalhar para sustentar as contas, rompem com a lógica comum se inscrevendo num concurso de bandas, sem sequer tocar um único instrumento, depositando no prêmio de melhor banda, solução para manterem a República. #Republica é um espetáculo jovem, feito por jovens, para jovens.

Duração: 75 minutos

Classificação indicativa: A partir de 14 anos

ficha técnica 

Direção: Douglas Lima e Lucas Bêda | Dramaturgia: Coletivo 302 | Finalização Dramatúrgica: Paulo de Tarso | Performers: Allana Santos, Sandy Andrade, Douglas Lima e Sander Newton | Direção Musical: Andrea Doria | Composição original: Sander Newton | Cenografia: Lucas Bêda e Matheus Lípari | Figurino: Douglas Lima | Desenho de Luz e técnica Luz: Juliana Souza | Técnico e operador de luz: Juliana Sousa e Matheus Lípari | Técnica de som: Andrea Doria | Contraregragem: Alisse Flora, Julio Chagas, Marcelo Baldez, Michael Alves, Rafael Almeida e Coletivo 302 | Produção executiva: Allana Santos | Produção Geral: Coletivo 302

rider técnico

rider técnico #república
rider técnico #república

Por Juliana Souza

press to zoom
#república
#república

Foto acervo coletivo 302

press to zoom
rider técnico #república
rider técnico #república

Por Juliana Souza

press to zoom
1/2