REVOADA CUIPATAÃ:
novos imaginários para cidade de Cubatão

revoada_banner-site.gif

apresentação

O projeto Revoada Cuipataã: Novos imaginários para a cidade de Cubatão, trata-se da produção e exposição inédita do Coletivo 302, que a partir da sua pesquisa continuada segue investigando sobre a ancestralidade e valorização do território caiçara e seu conjunto de patrimônios históricos culturais, imateriais e industriais e a formação de identidades e memórias no município de Cubatão/SP, cidade localizada no litoral sul paulista, com aproximadamente 130 mil habitantes, cercada pela serra do mar, repleta de bananeiras, mangue e cachoeiras, que vivenciou a transformação de um vilarejo rural à condição de cidade urbana industrial, abrigando um dos maiores polos industriais da América Latina. O projeto está dividido em 5 eixos e tem duração total de 10 meses, divididos da seguinte forma: Eixo 1 - Deriva Fotográfica; Eixo 2 - Intervenção Visual Urbana; Eixo 3 - Residência e instalação artística; Eixo 4 - Exposição em mobiliário urbano e; Eixo 5 - Exposição online. O projeto conta com a colaboração do artista visual Raul Zito, Évora Coletivo, Lab Livre Performance, Galpão Cultural, Voduù Produções, tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Cubatão e é viabializado pelo ProAc Editais 09/2021 de Artes Visuais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

ações

EIXO 1 | DERIVA FOTORÁFICA

Essa primeira etapa foi realizada em março de 2022 e contou com a participação de 34 pessoas vindas de Cubatão, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Santos. A ação foi coordenada por Sander Newton, especialista em fotografia e consistiu em uma visita guiada à três bairros de Cubatão: Pilões, Bolsão 8 e Vila dos Pescadores. O objetivo foi criar um conjunto diversificado de registros visuais e de memórias do território, promovendo um encontro entre pessoas interessadas em fotografia com ou sem experiência. Os registros passarão por uma curadoria coletiva e resultarão em uma exposição no segundo semestre. Veja abaixo um pouquinho do que rolou nas nossas revoadas.

EIXO1_Deriva-Piloes_Bastidores_SanderNewton18
EIXO1_Deriva-Piloes_Bastidores_SanderNewton18

press to zoom
Encontro-online-Pilões
Encontro-online-Pilões

press to zoom
Encontro-online-Deriva-Siri(1)
Encontro-online-Deriva-Siri(1)

press to zoom
EIXO1_Deriva-Piloes_Bastidores_SanderNewton18
EIXO1_Deriva-Piloes_Bastidores_SanderNewton18

press to zoom
1/28

EIXO 2 | LAMBE GIGANTE

Trata-se da criação de um mural em ‘lambe-lambe’ com a utilização de uma fotografia expandida produzida pelo Coletivo 302 durante a realização do trabalho “Vídeo-Retratos: Vila Parisi” . Para realização dessa ação contamos com a colaboração do artista visual convidado, Raul Zito, que há 23 anos atua com arte pública criando murais de intervenção urbana com técnica híbrida de colagem e pintura. Essa é também uma das ações expositivas do projeto que trouxe cisões permanentes na paisagem do município, uma vez que o prédio escolhido para esta ação foi o antigo Teatro Municipal de Cubatão, próprio público este que permaneceu por mais de 35 anos em desuso e que atualmente funciona o centro de alta complexidade em saúde da cidade. A imagem que pode ser avistada na Av. 9 de abril, na altura da Av. Henry Borden,  tem dimensões 10x5m, contribuindo ereforçando aspectos do imaginário do território cubatense, carregando símbolos e representações da construção da identidade de grande parte dos cubatenses, que tem em Vila Parisi a memória do sonho de cidade do futuro, do seu processo de migração e constituição de suas histórias e famílias.

Revoada Cuipataã é uma expressão que evoca a ancestralidade do território Guarani-Piaçaguera (o caminho antigo), é a retomada da terra dos muitos povos que aqui passaram, a ligação intercontinental dos povos sambaquis. Cuipataã é a força dos elementos, da terra mangue, das águas cachoeiras, dos vales dos ventos ao fogo do dragão indústria, é o espírito caiçara presente vivo em nossas marés. A revoada marca a dança das aves vermelhas protagonistas do ciclo da natureza, sendo suas penas elementos mágicos na arte da guerra Guarani, é a retomada dos filhos ao Vale. Uma revoada vermelha na imensidão verde da Serra do Mar. Imagine uma Cuipataã em revoada. Somos todos infinitesimal pedaço de cosmo mangue.

_MG_1954_v4 (1).png

OBRA | UWARA

ASSISTA | TIME LAPSE

ACESSE | ARTES DIGITAIS

A obra Uwara conta com a possibilidade de ser acessada em uma versão de realidade aumentada através do aplicativo Artvive disponível gratuitamente para download na Google play e na Apple store. Descubra !

WhatsApp_Image_2022-06-24_at_11.48.21-removebg-preview.png
25-255271_apple-store-icon-png-google-play-and-app-removebg-preview.png
25-255271_apple-store-icon-png-google-play-and-app-removebg-preview.png

Na obra é possível avistar um QR code fazendo parte da composição, porém nos arredores do prédio espalhado pela rua também é possível encontrar pequenos desses exemplares para facilitar o acesso ao entendimento da composição. Aponte a câmera do seu celular ou use um aplicativo de leitura específica. 

QR Code_Eixo 2.png

 FICHA TÉCNICA

Realização: Coletivo 302 | Artista convidado: Raul Zito | Artista Colaborador: Caique Unger | Fotografia base: Sander Newton | Colagem: Raul Zito e Sander Newton | Produção: Alisse Flora | Assistência de produção: Tay O'hanna, Sandy Andrade| Assistência Geral: Lípari | Produção Executiva: Sandy Andrade | Registro em timelapse: Andrey Haag | Coordenação de Comunicação: Allana Santos | Assessoria de imprensa: Rafela Martinez | Apoio: Galpão Cultural, SindPMC, Fundação São Francisco Xavier, Teatro de Contêiner Mungunzá, Birico, Hotel Lopes, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão. 

EIXO 3 | RESIDÊNCIA ARTÍSTICA E INSTAÇÃO

Desdobrando-se em dois momentos, esta residência contou com a parceria do Lab Livre Performance e com a participação de cinco artistas convidades da cidade de Cubatão, da região da Baixada Santista e do estado de Minas Gerais, selecionades por um recorte curatorial, levando em consideração seus aspectos sócio-econômicos, raça e etnia, todos elus recebendo uma bolsa de estudos para que pudessem  usufruir integralmente das atividades durante 5 dias propostos para realização desta imersão, sob orientação da arte educadora, Flavia Paiva, Bacharel em Comunicação das Artes do Corpo, PUC- SP, artista com ampla experiência no setor educativo, contando ainda com a participação de mais dois artistas provocadores do Lab Livre Performance, JùpïRã Transeunte e Lípari, que atuaram como facilitadores durante os processos de criação artística e coletiva das artistas envolvides. Sendo conduzidos a pesquisarem o território da cidade de Cubatão, através de investigações em performance. Tendo ao fim deste primeiro processo uma série de registros executados por uma fotógrafa bolsista selecionada das participantes do eixo 1.

EIXO3_Instalacao-CurtoCircuito_SanderNewton07
EIXO3_Instalacao-CurtoCircuito_SanderNewton07

press to zoom
EIXO3_Instalacao-CurtoCircuito_SanderNewton31
EIXO3_Instalacao-CurtoCircuito_SanderNewton31

press to zoom
EIXO3_Instalacao-CurtoCircuito_SanderNewton32
EIXO3_Instalacao-CurtoCircuito_SanderNewton32

press to zoom
EIXO3_Instalacao-CurtoCircuito_SanderNewton07
EIXO3_Instalacao-CurtoCircuito_SanderNewton07

press to zoom
1/37

Em um segundo momento, aconteceu um módulo de mais 2 dias de atividades, para a criação de uma instalação imersiva no espaço ocupado, nomeada como exposição Curto Circuito, com curadoria dissidente das orientadoras do módulo, colocando em prática as investigações desenvolvidas ao longo de toda experiência, deixando no local uma obra de manufatura coletiva e residual com livre visitação e de acesso gratuito, a exposição contou com a a presença do educador Gustavo Pereira na mediação educativa. Totalizando 42h horas de vivência divididas em 6h diárias.

EIXO3_ResidenciaPerformance_SanderNewton66
EIXO3_ResidenciaPerformance_SanderNewton66

press to zoom
EIXO3_ResidenciaPerformance_SanderNewton01
EIXO3_ResidenciaPerformance_SanderNewton01

press to zoom
20220628_165820(0)
20220628_165820(0)

press to zoom
EIXO3_ResidenciaPerformance_SanderNewton66
EIXO3_ResidenciaPerformance_SanderNewton66

press to zoom
1/249

EIXO 4 | MOBILIÁRIO URBANO E EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

 

Esta é uma exposição fotográfica, que reúne um conjunto de 35 obras inéditas resultantes das derivas do eixo 1 pelos bairros da cidade de Cubatão, composta também por imagens do fotógrafo do Coletivo 302, Sander Newton, partindo de seu acervo que acumula uma vasta pesquisa do território da cidade. Parte dos registros das/os participantes do projeto receberam curadoria do próprio coletivo, onde sua premissa estética leva em consideração uma composição coletiva que dialogue diretamente com a cidade de Cubatão e seus moradores. Entendendo que a cidade não dispõe de espaços públicos que possam receber uma exposição de artes adequadamente, é estabelecido uma parceria com o Coletivo Evora, grupo de arquitetura e artes visuais da cidade de Cubatão, visando a criação de um mobiliário em escala urbana que sirva como um museu, que possa ser inserido na cidade e acessado livremente pelos transeuntes. Este dispositivo, ficará exposto na principal avenida da cidade, intervindo na sua paisagem e ficando aberto para visitação do público em geral gratuitamente durante um mês. No decorrer deste tempo, a galeria também receberá visitações agendadas de escolas da rede pública de Cubatão do ensino fundamental 2, de terça a sexta-feira atendendo os dois turnos escolares, compreendendo uma visita educativa que seguirá um plano pedagógico de artistas educadores/as do Coletivo 302, contando com a parceria da Secretaria de Educação do município.

EIXO 5 | EXPOSIÇÃO ONLINE

Objetivando alcançar outras pessoas  e ampliando o alcance geográfico desta iniciativa, esta exposição online reúne 90 fotografias, dos 34 os participantes do Eixo 1, onde aqui contarão com descritivo nas legendas e audiodescrição #ParaTodosVerem. 

Pilões, 2022 - Sander Newton
Pilões, 2022 - Sander Newton

press to zoom
Pilões, 2022 - Beatriz Fidalgo
Pilões, 2022 - Beatriz Fidalgo

press to zoom
Vila dos Pescadores, 2022 - Andre Souza
Vila dos Pescadores, 2022 - Andre Souza

press to zoom
Pilões, 2022 - Sander Newton
Pilões, 2022 - Sander Newton

press to zoom
1/90
pngwing.com.png