top of page

Quem somos nós

Criado em 2014, o Coletivo 302 é formado por oito artistas de Cubatão/SP e surgiu da necessidade de cantar sua aldeia, mergulhando em suas memórias ancestrais e ressignificando a própria identidade e a construção do imaginário sobre seu povo e território de atuação. A criação de suas obras flui de processos colaborativos e de intervenções em espaços públicos, desenvolvendo espetáculos teatrais, exposições em artes visuais, música, performance, eventos culturais, ações sociais, ambientais e educativas.

O grupo possui em seu repertório três trabalhos teatrais: Onde está o guará? (Infantil – Cubatão Plural/2016), #republica: Muito Além Q’Entre 4 Paredes (Juvenil – ProAC/2016) e Vila Parisi (Adulto – ProAC/2018), circulando com suas obras por escolas da rede pública de ensino e espaços culturais do município de Cubatão e estado de SP, por intermédio de programas locais, ProAC Edital e Circuito Cultural Paulista da APAA.  Seu último espetáculo teatral, Vila Parisi, compôs a programação do MIRADA - Festival Ibero Americano de Artes Cênicas do Sesc 2022 e em março de 2023 foi premiado no 33º Prêmio Shell de Teatro na categoria “Energia que vem da gente” pela valorização da ancestralidade em Cubatão e região, refletindo sobre a herança socioambiental do período da industrialização da cidade.

Desde 2017, faz a gestão compartilhada do ponto de cultura Galpão Cultural Cubatão, espaço destinado para ensaios, eventos, apresentações, formações e demais atividades culturais voltadas principalmente para a infância e juventude. Em 2018 auxiliou na retomada do FESTAC - Festival de Teatro de Cubatão e desde 2020 está responsável pela sua organização.

Nos últimos anos realizou ações educativas, ambientais e trabalhos em outras linguagens artísticas, com destaque para o documentário cênico “Diário de Bordo: Vila Fabril” (exibido na abertura de processos do Ocupação Mirada – 2021), o documentário média metragem Vila Fabril: Território, História e Cultura (Aldir Blanc - 2021), o projeto em artes visuais “Revoada Cuipaitaã: Novos imaginários para a cidade de Cubatão” (ProAc – 2022), entre outras. Atualmente concentra-se na pesquisa do quarto espetáculo teatral do grupo, sobre os 40 anos do incêndio da Vila Socó, tendo iniciado a etapa de estudos e entrevistas.

Integrantes

Alisse Flora

DRT48.859/SP

Técnica em Meio Ambiente pelo Centro Paula Souza, estudante de Gestão Pública, performer e produtora cultural, idealizadora da intervenção Rapucco - discotecagem itinerante, coordenadora do programa de arte-educação-ambiental EcoTerça, produtora do Instituto Sócio Ambiental e Cultural da Vila dos Pescadores, articuladora da Frente Ampla pela Cultura da Baixada Santista, vice-presidenta do Conselho de Política Cultural de Cubatão, atuante no Conselho da Condição Feminina e Conselho da Promoção da Igualdade Racial.

Allana Santos

DRT46.376/SP

Técnica em informática pelo Centro Paula Souza, atriz, performer, artista educadora e produtora cultural. Tem formação em Teatro, Marketing e pósgraduação em Gestão e Gerenciamento de Projetos. Coordenadora de comunicação do Coletivo 302, Galpão Cultural e Festival de Teatro de Cubatão, sócia-proprietária da Cocuruto Produções – Incubadora de projetos.

Douglas Lima

DRT32.703/SP

Ator, diretor e arte-educador. Formado em direção teatral pela SP Escola de Teatro, graduando em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi e em processo de formação na Escola de Arte Dramática da USP. Trabalha com teatro desde 2001 e atua na equipe de educadores do Instituto Bacarelli e Programa Piá de São Paulo, é diretor cênico do Coral Zanzalá.

Lípari

DRT48.351/SP

Caldeireiro formado pelo Senai, performer, designer de luz e diretor de arte, atualmente está em processo de formação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Judas. Pesquisa em suas obras a relação entre teatralidade e perfomatividade como potências de criação ligadas ao território geográfico em que habita. Coordenada a plataforma LAB Livre Performance e ocupou  a presidência do Conselho Municipal de Cultura de Cubatão durante o biênio de 2020 a 2022.

Maysa Juvino

Parceri

Técnica em informática pelo IFSP Campus Cubatão, é bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense, sendo assim produtora cultural. É pesquisadora do território, cultura e arte em Cubatão. Atua como design freelancer e colabora para a manutenção e desenvolvimento da Plataforma Sambaqui, ferramenta para mapeamento de artistas e fazedores de cultura da cidade de Cubatão.

Sandy Andrade

DRT37.055/SP

Técnica em informática industrial pela Fortec, é atriz, performer e produtora executiva. Pós-graduada em Teatro-Educação na Faculdade Paulista de Arte, com graduação em Pedagogia. Atualmente é estudante da Escola de Arte Dramática da USP. Produtora executiva e coordenadora pedagógica das ações do Coletivo 302 e Galpão Cultural. Proprietária da Misandy, loja de colares e pulseiras e colaboradora da Cabana da Piba, ateliê de empreendimento sustentável.

Tay Ohanna

DRT3742/SP

Técnico em meio ambiente pelo Centro Paula Souza. Ator, performer, pesquisador e ekede “zelador das filosofias dos Orixás”. Formado pela Escola de Arte Dramática da USP, com vasta trajetória nos palcos e cinema, com destaque para os espetáculos “Gabriela – O musical” de João Falcão e “Os três mundos” com direção de Nelson Baskerville. Atuou nas temporadas 2, 3, 4 da série 3% da Netflix e em seu mais recente trabalho participou da segunda temporada da série " Segunda Chamada" da Rede Globo. Possui sociedade na Voduù Produções, produtora audiovisual caiçara.

Sander Newton 

DRT33.122/SP

Técnico em mecânica e logística pelo Centro Paula Souza, é pós-graduado em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina. É pesquisador, performer, fotógrafo e artista educador. Sócio-fundador da Voduù Produções e artista visual no @projetozanza. Colabora como fotógrafo com o Instituto Sócio Ambiental e Cultural da Vila dos Pescadores e Sindicato dos Professores de Cubatão.

Pagu e Tuci

Nossos pontinhos

Panorama

+ 100 mil

Pessoas atingidas direta e indiretamente

9

Anos de história

Participações em festivais internacionais

+10

Aprovações em editais públicos

Destaques na mídia

bottom of page