Teatro Eco
Teatro Eco é um projeto de arte educação ambiental para agentes culturais, que tem como principal objetivo colaborar com a formação de novos artistas educadores para desenvolver atividades que fortaleçam e articulem as cadeias produtivas e os arranjos produtivos locais que formam a economia da cultura, além de impulsionar a preparação e o aperfeiçoamento de recursos humanos para a produção e a difusão cultural.
O projeto se realiza entre nos meses de janeiro a julho de 2024 e tem como etapas de desenvolvimento o “Laboratório de Arte Educação Ambiental”, que certificará 14 agentes culturais; a realização de apresentações de “Esquetes Teatrais Educativas” em escolas públicas, além da adaptação e apresentação do espetáculo “Onde está o Guará?”
O projeto é realizado pelo Coletivo 302 por meio da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura com patrocínio da Usiminas, apoio do Instituto Usiminas e Galpão Cultural. É uma iniciativa alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas por meio dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (educação de Qualidade); ODS 10 (Redução das Desigualdades); ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis); ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis); e ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima).
apresentação
2024
laboratório de arte educação ambiental
Curso que qualificará 14 agentes culturais, residentes da baixada santista, preparando-os para atuar como arte educadores, lidando de forma lúdica e eficiente com crianças de 06 a 11 anos, levando conhecimento e consciência ambiental através da arte.
O curso abordará os módulos “Interpretação teatral e expressão corporal”; “Educação ambiental” e “Contribuições da pedagogia para a arte educação”, com o objetivo de inserir os participantes no universo do ensino-aprendizagem-infantil para que eles tenham acesso e propriedade para realizarem o módulo prático, culminando na criação e apresentação de esquetes teatrais. O curso tem carga horária total de 96 horas de formação, emissão de certificado e os educandos terão acesso a bolsa de incentivo ao final do curso
apresentação de esquetes teatrais
A partir dos conhecimentos adquiridos na formação, os agentes culturais irão desenvolver o módulo prático para montagem de Esquetes Teatrais Educativas, a partir de experimentos, improvisações, orientações relacionadas a confecção de figurino e adereços cênicos, além da criação do texto e músicas de maneira colaborativa com os educadores.
As esquetes serão apresentadas para crianças de 06 a 11 anos de idade, totalizando 24 apresentações, onde 04 delas contará com acessibilidade em libras. Estima-se que a ação beneficiará 840 crianças da rede pública de ensino de Cubatão/SP.
O projeto prevê ainda a adaptação e apresentação do espetáculo “Onde está o Guará?”; obra que faz parte da primeira ação teatral do Coletivo 302 e narra de maneira lúdica a trajetória da ave Guará Vermelho, que está prestes a iniciar sua viagem de volta ao seu mangue natal e enquanto arruma suas malas encontra objetos que o fazem relembrar histórias da sua cidade e o porque teve que ir embora. Trata-se de uma brincadeira com as crianças, trazendo a importância da preservação da memória e do meio ambiente.
Serão realizadas 02 apresentações do espetáculo no Ponto de Cultura Galpão Cultural Cubatão, as apresentações terão com acessibilidade em libras e estimativa de atender 200 pessoas.
onde está o guará?
parcerias
Ao longo do seu desenvolvimento o projeto estabeleceu as seguintes parcerias:
Galpão de Coleta Seletiva - ABC Marbas: Os alunos do projeto tiveram a oportunidade de realizar uma saída de campo para conhecer o dia a dia da cooperativa de reciclagem ABC Marbas, nessa vistar puderam aprender mais sobre a correta separação de resíduos além de reaproveitar materiais que seriam descartados como lixo e transformá-lo em um boneco através da criatividade e cooperação.
Instituto Afonso Schmidt: O projeto recebeu cerca de 50 exemplares dos livros “Bom tempo”, “A Marcha” e a revista em quadrinhos Zanzalá, obras originais do escritor e poeta cubatesente Afonso Schmidt, disponibilizadas pelo instituto incentivando a leitura e conhecimento sobre a memória e história da nossa cidade.
Marina Andrade Canoagem: O projeto promoveu aos alunos uma saída de canoa havaiana, percorrendo 7km a remo, observando a fauna e flora do mangue cubatense e aprendendo na prática sobre o ecossistema, em um percurso com saída do Jardim Anchieta, cruzando com o Rio Mogi, com sentido ao Rio Cubatão e Sítio Capivari.