GALPÃO CULTURAL 

Galpão Cultural (2017)
Galpão Cultural (2017)

Foto de Sander Newton

press to zoom
Certificado Ponto de Cultura
Certificado Ponto de Cultura

press to zoom
Domingueira 2020
Domingueira 2020

Foto de Sander Newton

press to zoom
Galpão Cultural (2017)
Galpão Cultural (2017)

Foto de Sander Newton

press to zoom
1/162

apresentação

 

O Galpão Cultural Cubatão e o Coletivo 302 são pontos de cultura reconhecidos a partir dos critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva nº 13.018/2014. O Galpão é um espaço cultural com gestão compartilhada, que abriga em suas dependências e entorno, parte das ações e atividades do grupo que são oferecidas ao município. Trata-se de um espaço público ocupado no centro da cidade de Cubatão-SP desde 2017 em parceria com a U[z]ina Coletiva, Esquadrilha Marginália e artistas independentes. O espaço mantém uma programação aberta de ensaios, apresentações teatrais, eventos, shows, festivais, saraus, intercâmbios, oficinas, cursos, exposições, performances, cinema, arte educação ambiental e outros, dispondo ainda de uma biblioteca comunitária e um brechó, oferecendo todas as atividades gratuitamente e contando com o trabalho voluntário de artistas e técnicos da cultura.

 

histórico

Localizado dentro do Parque Novo Anilinas - Cubatão, o Galpão Cultural era um pequeno depósito subutilizado que apresentava condições insalubres. Em vista a falta de dispositivos culturais no município, o Coletivo 302 após ser contemplado com seu primeiro ProAc em 2016, apresenta uma proposta de revitalização do espaço para fins culturais, e em janeiro de 2017, ganha uma cessão de uso para ocupar e transformar o imóvel ocioso em um dos principais espaços culturais ativos de Cubatão. Para a reforma foram realizados mutirões de limpeza e dedicado três meses para sua adaptação. Os custos foram financiados a partir de doações de cachê, do comércio, de parcerias institucionais, contribuições voluntárias e recursos próprios.

Inaugurado afetivamente em 5 de março de 2017, a princípio serviu como teatro de bolso com lotação de 60 lugares, sala de ensaios e oficinas e com o tempo foi encontrando sua real vocação, redimensionando-se para além do espaço físico, criando um ambiente de experimentações artísticas, rede de trocas e intercâmbios, difusão, encontro de diversidades, construção de pensamentos políticos, abrigando eventos culturais do Proac, APAA, Ponto Mis, Curta Santos, Unesco, Plataforma de Performance do Sesc, Festival de Teatro de Cubatão e outros, envolvendo uma teia colaborativa de Cubatão, da Região Metropolitana da Baixada Santista, do ABC Paulista e de São Paulo.

Em 2020 fomos contempladas com dois prêmios recebidos, sendo o primeiro a contemplação do Projeto (A)voa pelo ProAc editais n° 33/2020 de “Manutenção e Ampliação de atividades realizadas por grupos, entidades, associações, coletivos e empresas culturais de favelas e comunidades no Estado de São Paulo” e o segundo o prêmio de reconhecimento de trajetória pelo edital municipal que teve recursos advindos da Lei Federal nº 14.070/2020 – Lei Aldir Blanc – Cubatão.

 

AÇÕES CULTURAIS

Domingueira 2017/ 18/ 19/ 20

A domingueira é um evento de retomada das férias do Galpão Cultural e acontece tradicionalmente na primeira quinzena de janeiro desde 2017 e a cada ano vem reunindo mais gente. É um dia de lazer no parque, um convite aberto à todas as famílias a irem se refrescar com banho de caminhão pipa, escorregador e futebol de sabão, guerra de bambucha, aulas de lambaeróbica, discotecagem e muito mais.

 

A bloco do fim do mundo 2016/ 17/ 19/ 20

“A bloco do fim do mundo” é um cortejo mambembe de carnaval das pessoas mais bafônicas da cidade, a última bloco a desfilar na avenida, realizado sempre às quartas-feiras de cinzas, a bloco faz concentração no Galpão Cultural e segue em ritmo de samba rumo a ocupação de uma praça pública para desfrutar da folia. Seu cortejo trás sempre um novo tema e samba enredo a cada edição.

 

Ocupa Park 2017/ 18/ 19/ 20

O Ocupa Park é uma ação promovida pelo Galpão Cultural desde 2017, que prevê um dia de ocupação artística e cultural em todo o parque. É realizada uma convocação e uma chamada aberta para que artistas locais e demais regiões ocupem o Parque Novo Anilinas com sua arte. São 12horas de atividades ininterruptas acontecendo ao mesmo tempo.

 

Ocupa Parkinho 2018/ 19/ 20

É o evento de dia das crianças do Galpão, em que são desenvolvidas atividades lúdicas que estimulem a imaginação e são apresentados jogos que estimulam o desenvolvimento de outras habilidades cognitivas, além de distribuição de algodão doce, maquiagem artística, óculos 3D, futebol de rua, apresentações teatrais, discotecagem infantil e muito mais.

 

Sarau das Minas 2017/ 18/ 19

Sarau produzido pela U[z]ina Coletiva, protagonizado por mulheres. A programação conta com roda de conversa, apresentações de performance, circo, música, teatro, exposição de artes visuais, espaço de cuidado para crianças e feira de economia criativa.  Em suas cinco edições trouxe reflexões a cerca de temas como: maternidade, negritude, mulheres travestis e transexuais e resistência feminina.

EcoTerça 2019

É um programa de arte educação ambiental que media ações educativas com enfoque na conscientização ambiental e nas práticas de reutilização de materiais descartados de modo criativo. O projeto é voltado para crianças da rede pública de ensino e frequentadores/as do Parque Novo Anilinas.

 

#TQT 2019

Toda Quinta Tem é um evento realizado às quintas sempre com uma programação cultural diferente, que envolve desde saraus, shows, exposições, batalhas de rima, esquetes teatrais, performances, exibições de filmes até rodas formativas, gastronomia vegana e outras. TQT é um espaço de encontro afetivo que reúne a cada edição um público diferenciado.

 

Teatro no Parque 2017/ 18/ 19

O Teatro no Parque é um programa que busca estabelecer parcerias com artistas, grupos e coletives teatrais de todas as cidades da Baixada Santista e estado, criando redes de intercâmbio cultural, recebendo uma programação mensal de teatro no Parque Novo Anilinas. O ingresso funciona a partir da contribuição voluntária.

 

Brechó Bruxa Brega 2019/ 20

É o brechó do Galpão Cultural e que promove ações a cada nova estação, proporcionando a experiência da troca de roupas e da aquisição de novas peças por valores muito acessíveis

SIGA NAS REDES

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • YouTube