GALPÃO CULTURAL

Foto de Sander Newton


Foto de Sander Newton

Foto de Sander Newton
apresentação
O Galpão Cultural Cubatão e o Coletivo 302 são pontos de cultura reconhecidos a partir dos critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva nº 13.018/2014. O Galpão é um espaço cultural com gestão compartilhada, que abriga em suas dependências e entorno, parte das ações e atividades do grupo que são oferecidas ao município. Trata-se de um espaço público ocupado no centro da cidade de Cubatão-SP desde 2017 em parceria com a U[z]ina Coletiva, Esquadrilha Marginália e artistas independentes. O espaço mantém uma programação aberta de ensaios, apresentações teatrais, eventos, shows, festivais, saraus, intercâmbios, oficinas, cursos, exposições, performances, cinema, arte educação ambiental e outros, dispondo ainda de uma biblioteca comunitária e um brechó, oferecendo todas as atividades gratuitamente e contando com o trabalho voluntário de artistas e técnicos da cultura.
histórico
Localizado dentro do Parque Novo Anilinas - Cubatão, o Galpão Cultural era um pequeno depósito subutilizado que apresentava condições insalubres. Em vista a falta de dispositivos culturais no município, o Coletivo 302 após ser contemplado com seu primeiro ProAc em 2016, apresenta uma proposta de revitalização do espaço para fins culturais, e em janeiro de 2017, ganha uma cessão de uso para ocupar e transformar o imóvel ocioso em um dos principais espaços culturais ativos de Cubatão. Para a reforma foram realizados mutirões de limpeza e dedicado três meses para sua adaptação. Os custos foram financiados a partir de doações de cachê, do comércio, de parcerias institucionais, contribuições voluntárias e recursos próprios.
Inaugurado afetivamente em 5 de março de 2017, a princípio serviu como teatro de bolso com lotação de 60 lugares, sala de ensaios e oficinas e com o tempo foi encontrando sua real vocação, redimensionando-se para além do espaço físico, criando um ambiente de experimentações artísticas, rede de trocas e intercâmbios, difusão, encontro de diversidades, construção de pensamentos políticos, abrigando eventos culturais do Proac, APAA, Ponto Mis, Curta Santos, Unesco, Plataforma de Performance do Sesc, Festival de Teatro de Cubatão e outros, envolvendo uma teia colaborativa de Cubatão, da Região Metropolitana da Baixada Santista, do ABC Paulista e de São Paulo.
Em 2020 fomos contempladas com dois prêmios recebidos, sendo o primeiro a contemplação do Projeto (A)voa pelo ProAc editais n° 33/2020 de “Manutenção e Ampliação de atividades realizadas por grupos, entidades, associações, coletivos e empresas culturais de favelas e comunidades no Estado de São Paulo” e o segundo o prêmio de reconhecimento de trajetória pelo edital municipal que teve recursos advindos da Lei Federal nº 14.070/2020 – Lei Aldir Blanc – Cubatão.
AÇÕES CULTURAIS
Domingueira 2017/ 18/ 19/ 20
A domingueira é um evento de retomada das férias do Galpão Cultural e acontece tradicionalmente na primeira quinzena de janeiro desde 2017 e a cada ano vem reunindo mais gente. É um dia de lazer no parque, um convite aberto à todas as famílias a irem se refrescar com banho de caminhão pipa, escorregador e futebol de sabão, guerra de bambucha, aulas de lambaeróbica, discotecagem e muito mais.
A bloco do fim do mundo 2016/ 17/ 19/ 20
“A bloco do fim do mundo” é um cortejo mambembe de carnaval das pessoas mais bafônicas da cidade, a última bloco a desfilar na avenida, realizado sempre às quartas-feiras de cinzas, a bloco faz concentração no Galpão Cultural e segue em ritmo de samba rumo a ocupação de uma praça pública para desfrutar da folia. Seu cortejo trás sempre um novo tema e samba enredo a cada edição.
Ocupa Park 2017/ 18/ 19/ 20
O Ocupa Park é uma ação promovida pelo Galpão Cultural desde 2017, que prevê um dia de ocupação artística e cultural em todo o parque. É realizada uma convocação e uma chamada aberta para que artistas locais e demais regiões ocupem o Parque Novo Anilinas com sua arte. São 12horas de atividades ininterruptas acontecendo ao mesmo tempo.
Ocupa Parkinho 2018/ 19/ 20
É o evento de dia das crianças do Galpão, em que são desenvolvidas atividades lúdicas que estimulem a imaginação e são apresentados jogos que estimulam o desenvolvimento de outras habilidades cognitivas, além de distribuição de algodão doce, maquiagem artística, óculos 3D, futebol de rua, apresentações teatrais, discotecagem infantil e muito mais.
Sarau das Minas 2017/ 18/ 19
Sarau produzido pela U[z]ina Coletiva, protagonizado por mulheres. A programação conta com roda de conversa, apresentações de performance, circo, música, teatro, exposição de artes visuais, espaço de cuidado para crianças e feira de economia criativa. Em suas cinco edições trouxe reflexões a cerca de temas como: maternidade, negritude, mulheres travestis e transexuais e resistência feminina.
EcoTerça 2019
É um programa de arte educação ambiental que media ações educativas com enfoque na conscientização ambiental e nas práticas de reutilização de materiais descartados de modo criativo. O projeto é voltado para crianças da rede pública de ensino e frequentadores/as do Parque Novo Anilinas.
#TQT 2019
Toda Quinta Tem é um evento realizado às quintas sempre com uma programação cultural diferente, que envolve desde saraus, shows, exposições, batalhas de rima, esquetes teatrais, performances, exibições de filmes até rodas formativas, gastronomia vegana e outras. TQT é um espaço de encontro afetivo que reúne a cada edição um público diferenciado.
Teatro no Parque 2017/ 18/ 19
O Teatro no Parque é um programa que busca estabelecer parcerias com artistas, grupos e coletives teatrais de todas as cidades da Baixada Santista e estado, criando redes de intercâmbio cultural, recebendo uma programação mensal de teatro no Parque Novo Anilinas. O ingresso funciona a partir da contribuição voluntária.
Brechó Bruxa Brega 2019/ 20
É o brechó do Galpão Cultural e que promove ações a cada nova estação, proporcionando a experiência da troca de roupas e da aquisição de novas peças por valores muito acessíveis